Quer saber como abrir uma adega de pequeno porte e não sabe por onde começar? Se você decidiu trabalhar com o comércio de bebidas alcoólicas, é bom ficar por dentro desse mercado antes de dar seus primeiros passos como empreendedor.
As notícias são boas: o Brasil é o terceiro maior consumidor de cerveja do mundo e ocupa a 13ª posição no consumo de vinhos, segundo dados da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).
Além disso, o consumo de bebidas alcoólicas aumentou 42% somente durante a pandemia. Esses números mostram o potencial lucrativo que uma pequena adega tem para o empreendedor.
E o melhor: você pode entrar nesse negócio sendo MEI!
Quer saber mais? Continue lendo!
Como abrir uma adega de pequeno porte em 7 dicas
Chegou a hora de abrir sua adega de pequeno porte e começar a lucrar.
Vamos às dicas:
1. Monte seu planejamento para abrir uma adega
O primeiro passo para abrir uma pequena adega é pensar no seu plano de negócios.
Com esse documento, você terá uma visão geral de todos os recursos e etapas necessárias para colocar seu negócio em funcionamento.
Basicamente, um plano de negócios deve ter:
- Nome da empresa (nome empresarial e nome fantasia);
- Endereço onde a adega vai funcionar;
- Modelo de negócio (loja, franquia, delivery, etc.);
- Público-alvo (seus potenciais clientes);
- Mapeamento do mercado local e da concorrência;
- Capital social para abrir a empresa;
- Plano operacional;
- Planejamento financeiro;
- Plano de marketing.
Ou seja: todos os detalhes para abrir sua empresa e iniciar as atividades.
2. Escolha bem a localização
Para escolher onde abrir uma pequena adega, primeiro você precisa conhecer quem é o seu público-alvo.
Afinal, é preciso estar localizado onde seu público tenha fácil acesso — inclusive, vale ter uma área de estacionamento no local ou nas proximidades.
Lembre-se de considerar o movimento no local e a área de delivery, caso queira trabalhar com entregas.
3. Tenha uma boa estrutura
Uma área específica deverá ser reservada para comportar o seu pequeno negócio, já que se trata de uma loja física. Para uma adega de pequeno porte, você pode contar com uma área de 50 a 100 metros quadrados.
É importante ter espaço para armazenar corretamente as bebidas, distribuir prateleiras e gôndolas e, se for o caso, receber clientes para consumo no local.
Algumas adegas também otimizam sua área para o uso de narguilé artesanal e registram um aumento do índice de vendas do seu estabelecimento oferecendo este produto.
Veja também um guia completo para o MEI vender mais.
A área de vendas deve ter um balcão para atendimento ao cliente, serviço de entrega de produtos e um caixa para fazer os pagamentos.
A Um Brinde de Vinhos, em São Paulo, por exemplo, tem estacionamento na entrada do local e um espaço para conversar enquanto se toma uma garrafa de vinho.