Como abrir uma adega de pequeno porte? Confira 7 dicas

Quer saber como abrir uma adega de pequeno porte e não sabe por onde começar? Se você decidiu trabalhar com o comércio de bebidas alcoólicas, é bom ficar por dentro desse mercado antes de dar seus primeiros passos como empreendedor.

As notícias são boas: o Brasil é o terceiro maior consumidor de cerveja do mundo e ocupa a 13ª posição no consumo de vinhos, segundo dados da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

Além disso, o consumo de bebidas alcoólicas aumentou 42% somente durante a pandemia. Esses números mostram o potencial lucrativo que uma pequena adega tem para o empreendedor.

E o melhor: você pode entrar nesse negócio sendo MEI!

Quer saber mais? Continue lendo!

 

Como abrir uma adega de pequeno porte em 7 dicas

Chegou a hora de abrir sua adega de pequeno porte e começar a lucrar.

Vamos às dicas:

1. Monte seu planejamento para abrir uma adega

O primeiro passo para abrir uma pequena adega é pensar no seu plano de negócios.

Com esse documento, você terá uma visão geral de todos os recursos e etapas necessárias para colocar seu negócio em funcionamento.

Basicamente, um plano de negócios deve ter:

Ou seja: todos os detalhes para abrir sua empresa e iniciar as atividades.

2. Escolha bem a localização

Para escolher onde abrir uma pequena adega, primeiro você precisa conhecer quem é o seu público-alvo.

Afinal, é preciso estar localizado onde seu público tenha fácil acesso — inclusive, vale ter uma área de estacionamento no local ou nas proximidades.

Lembre-se de considerar o movimento no local e a área de delivery, caso queira trabalhar com entregas.

3. Tenha uma boa estrutura

Uma área específica deverá ser reservada para comportar o seu pequeno negócio, já que se trata de uma loja física. Para uma adega de pequeno porte, você pode contar com uma área de 50 a 100 metros quadrados.

É importante ter espaço para armazenar corretamente as bebidas, distribuir prateleiras e gôndolas e, se for o caso, receber clientes para consumo no local.

Algumas adegas também otimizam sua área para o uso de narguilé artesanal e registram um aumento do índice de vendas do seu estabelecimento oferecendo este produto.

Veja também um guia completo para o MEI vender mais.

A área de vendas deve ter um balcão para atendimento ao cliente, serviço de entrega de produtos e um caixa para fazer os pagamentos.

A Um Brinde de Vinhos, em São Paulo, por exemplo, tem estacionamento na entrada do local e um espaço para conversar enquanto se toma uma garrafa de vinho.

Compartilhe

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados